Outubro chegou e com ele uma campanha super importante: o OUTUBRO ROSA! Você sabia que dentre todos os tipos de câncer o de mama ocupa o segundo lugar no ranking dos mais frequentes? Esse assunto é super importante, especialmente porque o diagnóstico precoce é melhor caminho, já que aumenta muito a sobrevida das mulheres. 

A cor rosa da campanha foi escolhida como forma de chamar mais a atenção das mulheres, já que esta cor é, em todo mundo, relacionada à feminilidade e a doença atinge mais mulheres do que homens.

O laço rosa

Você sabia que a campanha que hoje tem abrangência mundial foi criada na década de 90 nos Estados Unidos? Pois é, foi a Fundação Susan G. Komen For The Cure que criou a campanha, mas só em 2008 a campanha chegou ao Brasil, trazida pela FEMAMA, desde 2018 aqui no Brasil o mês de outubro é rosa, oficialmente o mês de combate ao Câncer de Mama, estabelecido por lei.

O objetivo central da campanha é conscientizar, já que para prevenir temos sempre que saber sobre o assunto. Segundo especialistas, a ocorrência do câncer de mama pode ser evitada em até 28% ao praticar atividades físicas, controlar o peso, não fumar e evitar consumir bebida alcoólica. Olha a dica de ouro que vale para vários outros aspectos! Procure na sua cidade por eventos esportivos neste mês, muitos estão associados ao Outubro Rosa, além de ajudar na campanha de quebra seu corpo agradece. 

Diagnóstico precoce: sua saúde agradece

Diferentemente de muitas doenças, o câncer de mama pode ser identificado no dia-a-dia. A recomendação é de que pelo menos uma vez ao mês o autoexame seja realizado. A busca deve identificar nódulos, diferenças em aspecto, secreções ou qualquer outra anomalia. As mulheres acima dos 35 anos são o principal grupo de risco, se você está nessa faixa etária ou acima dela fique atenta!

Além do autoexame de mama, há uma recomendação da OMS para que exames como a mamografia e o Papanicolau, exame que identifica alterações nas células do colo do útero, sejam feitos anualmente, aumentando assim as chances de diagnósticos precoce. O câncer de colo de útero aflige muitas mulheres e, bem como o câncer de mama, também está relacionado à saúde sexual feminina. Sendo assim, aproveita-se sempre a oportunidade para falar sobre este também

Se em sua família tem algum caso de câncer de mama, saiba que suas chances de também desenvolver a doença são maiores, por isso cuide-se! Além disso, divulgue no seu círculo de amizades, cuide das mulheres da sua vida!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *