Você sabia que essa história de que sua unha “respira” é um mito? Pois é, na verdade, sua unha é composta por tecido morto, a diferença é que, quando as células morrem debaixo da pele do dedo, o nosso organismo se encarrega de “acrescentar” proteínas e queratina e por isso ela fica com esse aspecto de lâmina.

Achou interessante? Então continue aqui nesse post para saber ainda mais sobre os mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas!

E para que servem as unhas?

As unhas tanto das mãos quanto dos pés têm utilidade de proteger os dedos e ajudar a diminuir a sensibilidade. Em tempos remotos, elas eram usadas pelos nossos ancestrais como um mecanismo de defesa.

Agora que elas se moldaram aos novos tempos, além de ficarem mais finas e visualmente mais bonitas (principalmente com as nail arts que estão surgindo!), elas nos ajudam a manusear até objetos menores.

MITOS E VERDADES
É verdade que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés?

Verdade! Enquanto as unhas das mãos crescem cerca de 3mm por mês, as dos pés aumentam em 1mm. Especula-se que por conta das mãos estarem mais próximas ao coração, elas recebem mais nutrientes e oxigênio, acelerando o metabolismo e ajudando a produzir mais queratina, que são transportados pelos capilares que estão logo abaixo delas.

Usar esmalte continuamente faz mal?

Mentira! Como já dissemos, a unha não é um tecido vivo. Portanto, usar esmaltes não prejudica sua saúde, e em caso de unhas fracas, o esmalte é essencial, pois ele servirá como um escudo protetor. Mas não se esqueça de passar uma camada de base antes de tudo, para aumentar a proteção e durabilidade do esmalte.

As unhas de mulheres grávidas crescem mais?

Verdade! Apesar de o crescimento das unhas estarem diretamente ligadas a um conjunto de fatores como: idade, destreza manual e enfermidades do indivíduo, alguns estudos comprovaram que as unhas dos homens e também de gestantes, tendem a crescer mais rápido.

Manchas brancas na unha são sinais de falta de vitamina?

Mentira! Manchas brancas e ondulações nas unhas são causadas pela agressividade com que se empurram as cutículas na hora de retirá-las, bem como forçar muito a espátula. Por isso, trate sempre suas unhas com delicadeza!

Agora que já desmentimos alguns dos principais mitos sobre os cuidados com as unhas, que tal começar a cuidar delas agora mesmo?

Leia também: Saiba como tirar o esmalte escuro das unhas sem deixá-las manchadas


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *