Com a chegada do verão o protetor solar torna-se o queridinho para os dias ensolarados no mar, praia e piscina. Entretanto, alguns descuidos, como a aplicação errada, podem fazer com que o produto não tenha a eficácia necessária.

Além do mais, a aplicação do protetor é fundamental não somente para a prevenção do câncer de pele, mas também é essencial para manter a pele jovem, iluminada e saudável.

Para que você comece a cuidar da sua pele de forma correta, preparamos este artigo com oito erros que você não pode cometer ao usar fotoprotetor.

1. Não aplicar protetor solar diariamente

Infelizmente este é um erro muito comum que muitas pessoas cometem. O uso diário pode retardar os sinais de envelhecimento na pele, ou seja, você deve usar protetor solar diariamente. É fundamental pensar a longo prazo e na prevenção do câncer de pele.  

2. Aplicar logo antes de sair de casa

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é aplicar o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição solar.

A maioria dos protetores solares possuem substâncias que precisam de tempo para se adaptar à pele. Dessa forma, o mais indicado é passar bem antes de sair de casa para fazer efeito.

3. Não reaplicar o produto

Passar protetor de manhã e achar que vai estar protegido até o fim do dia é um grande erro. A reaplicação deve ser feita a cada 2 a 3 horas para que a pele não fique desprotegida em nenhum momento.

4. Esquecer algumas regiões do corpo

É fato que, muitas vezes, esquecemos de algumas regiões do nosso corpo ao passar protetor, como os pés, mãos, pescoço, nuca e orelhas. Então, vale lembrar que essas áreas também sofrem queimaduras solares.

5. Escolher o FPS errado para você

Na dúvida na hora de escolher o FPS certo, aposte sempre no fator 30 ou superior. Inclusive, usar produtos que não seja para seu tipo de pele pode acarretar outros problemas dermatológicos como ressecamento da pele, espinhas e cravos.

Se você possui pele seca, aposte em cremes e loções, mas se ela for oleosa, prefira gel e loções oil-free.

6. Não usar em dias nublados

Se você possui o costume de usar protetor somente em dias ensolarados, saiba que mesmo com o tempo fechado, os raios UV continuam sendo prejudiciais à pele.

Por isso, reforçamos o uso do protetor diariamente, independente da condição climática. Faça do uso um hábito!

7. Aplicar na quantidade inadequada de protetor no corpo e rosto

Um pouquinho na mão é suficiente para o corpo? Não, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda:

  • Rosto, pescoço e cabeça: uma colher de chá de protetor solar;
  •  Parte da frente do tronco e parte de trás: uma colher de chá para cada parte;
  • Braços: uma colher de chá para cada braço;
  • Pernas: uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
8. Usar protetor solar vencido

O protetor solar do verão passado, posso usar? Não pode!

Quando se está vencido, o índice de proteção tende a diminuir não protegendo a área exposta ao sol. Outro problema que o produto vencido pode causar é dermatite de contato, inchaço, bolhas e até vermelhidão.

Agora que você já sabe quais são os maiores erros ao usar protetor solar, que tal começar a usá-los da maneira correta?


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *